Oi pessoal!
Hoje vim falar para vocês sobre um processo cirúrgico que fiz quinta-feira (10/01).
Descobri que tenho miopia aos 10 anos de idade (hoje estou com 23) e com o tempo o meu grau só vem aumentando, chegando a ficar com 5,50.
Já tem um tempo que minha mãe (que tinha 9 graus) fez essa cirurgia e zerou o grau dela (só usa óculos para leitura). Ela sempre me encorajou a fazer a cirurgia e já tem uns 3 ou 4 anos que eu tento fazer mais o meu plano de saúde sempre me enrolava.
Finalmente consegui fazer.

Cheguei na IBOL (Instituto Brasileiro de Oftalmologia) por volta de 12:00h (estava "marcado" para 12:30h, mas era por ondem de chegada). Passei pela recepção e a recepcionista me informou que só começaria a chamar 13:00h.
Fiquei aguardando e quando fui chamada outras pessoas foram também.
Deixei os meus óculos com a minha mãe, que foi a minha acompanhante, e entrei "ceguinha", enxergando TUDO EMBAÇADO.
Coloquei aquela roupinha azul, touca e meias cirúrgicas e fui lavar o meu rosto com água e sabão.
Fui encaminhada para uma salinha (onde a enfermeira chamava de suite) que estavam as outras pessoas que também iriam ser operadas.
Tive que colocar um remédio embaixo da língua e esperar ele dissolver.
Devo confessar que estava uma pilha de nervos. E pra piorar a maioria das pessoas que estavam na salinha comigo já tinham feito uma vista e estavam lá para fazer a segunda (e eu estava lá pra fazer as duas juntas) e estavam comentando sobre o procedimento o que me deixava mais nervosa.
A enfermeira foi chamando um a um...
Eu acho que fui a quarta a ser chamada. Tinha 3 cadeiras e fui encaminhada para sentar na cadeira do meio, no meu lado direito tinha uma mulher que ia entrar na sala antes de mim, do meu lado direito tinha uma que tinha acabado de fazer a cirurgia. Claro que eu ficava olhando o tempo todo pra ela, pra saber se ela estava com alguma expressão de dor e tals, mas nem tava (o que me deixou um pouco mais tranquila).
Então a que ia antes de mim entrou e eu fui para o lugar que ela estava sentada, pingaram 2 colírios em mim e depois sentou um rapaz do meu lado que entraria na sala depois de mim. Ele era super engraçado, tinha feito uma vista na segunda (07/01) e tinha voltado pra fazer a segunda. Ele me falava de tudo que ia acontecer.
Me deram 2 bolinhas laranjas e eu perguntei pra que servia. A enfermeira me informou que era pra o caso de eu querer me mexer (porque você tem que ficar imóvel) e ai eu apertava a bolinha pra "relaxar". O rapaz que estava do meu lado falou "você vai estar tão tensa que você não vai nem querer apertar a bolinha com medo de se mexer...kkkkkkkk".
Pronto, chegou a minha vez...
Fui colocada numa maca (como se fosse a de um dentista, só que ao contrário), da cintura pra cima era reclinada pra baixo e tinha um espaço para colocar a cabeça. Colocaram uma almoçada embaixo das minhas pernas.
O médico que me operou (Anibal Luis C. Gomes) é super gente boa e falava tudo o que ele estava fazendo. Assim que eu me deitei ele perguntou se eu estava nervosa e é claro que eu falei que sim. rsrsrs
A enfermeira fez a limpeza dos meus olhos e colocou um tampão, onde só ficava de fora o olho que seria operado. Ele começou com o olho direito e eu de fato não queria me mexer de jeito nenhum, apertei a bolinha 2 vezes só e super de leve.
Ele colocou em mim uma ferramenta que não deixa eu piscar o olho.


E começou com os procedimentos. Eu tinha que ficar olhando fixo pro pontinho verde e eu fiquei super concentrada nisso.
Quando começou a jogar o laser senti um cheiro de queimado (tipo cabelo queimado sabe?!), mas já sabia que isso iria acontecer. Mas mesmo assim estava doida pra que acabasse.
A cirurgia em si é super rápida, acho que não dá nem 5 minutos cada olho e eu não senti absolutamente NADA.
Quando ele começou a fazer o meu esquerdo ele já estava ardendo, o que incomodou um pouco durante a cirurgia e depois também.
No final da cirurgia ele colocou uma lente curativa nos meus olhos (e eu só vou poder retirar quarta-feira, dia 16/01).
Recebi um par de tampões para colocar no olho quando eu for dormir (para não correr o risco de coçar o olho a noite).
O médico me deu uma caixa de 1 dois 3 colírios que eu tenho que passar.
E eu sai do hospital com os meus óculos escuros (porque a claridade incomodava).
Chegando em casa eu fiquei deitada com os óculos escuros e de olhos fechados (acabei cochilando até) e minha mãe vinha pingar os colírios.
Estou usando 3: Optive UD (que eu tenho que pingar uma gota de hora em hora), ZyPred (uma gota 4 vezes ao dia) e Acular LS (uma gota 3 vezes ao dia). Ele me recomendou um analgésico para o caso de eu sentir dor. E eu tomei somente quando cheguei em casa após a cirurgia pois o meu olho esquerdo ainda incomodava.

Estou com 3 dias de operada e o meu olho ainda está embaçado (nada comparado aos 5,50 graus de miopia) e acredito que só vai começar a melhorar depois que eu tirar a lente e se vocês quiserem eu volto aqui pra contar mais.

Tá bem complicado eu ficar no pc, essas coisas, porque eu não tô enxergando direito e o zoom da tela tá enooorme e mesmo assim tem coisas que eu não consigo ler.
Então, se tiver algum erro de digitação me perdoem ok?!

Foto minha com o tampão na hora de dormir:
CUIDADO PARA NÃO SE ASSUSTAR!!!


Mesmo com pouco tempo de operada e com a visão ainda embaçada eu super recomendo e acho que super valeu a pena.
Agora é só esperar o resultado.

Quem quiser saber como é o procedimento é só colocar no Youtube Cirurgia Refrativa PRK que vocês vão achar facilmente.
Eu não tive coragem de colocar aqui no blog, acho meio pesado, me dá nervoso só de olhar e acho também que nem todo mundo quer ver isso, então fica a critério.

Beijos.

Não se esqueça do sorteio que está rolando!
Para saber mais informações sobre esse sorteio clique AQUI.



26 Comentários

  1. Oi Raquel,

    Achei muito interessante isso porque eu também sou míope e a cada ano aumenta mais o meu grau. queria sabe se essa cirurgia é muito cara para fazer?

    eu nem sabia que tinha cirurgia para miopia, bem legal :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuka,
      Eu fiz a cirurgia pelo plano de saude então não paguei nada, só paguei 2 exames que tive que fazer antes. Foi R$600,00 cada um, mss consegui um desconto e paguei R$600,00 os dois.

      Excluir
  2. Boa recuperação pra você! Sempre tive vontade de fazer essa cirurgia mas dizem que tenho que esperar os 18 anos. Tenho miopia de 3,75 graus o que é muito alto!

    Amiga, pode por favor curtir a página do blog no face que está novinha em folha? Agradeço desde já.

    http://facebook.com/blogfabulouss

    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é porque o seu grau não está estabilizado ainda né?!
      Página curtida

      Excluir
  3. sai do computador e vai descansar!! kkk :D tem que melhorar logo :DDD Minha prima também fez essa cirurgia, mas fez em um olho de cada vez. Ela tinha uns 7 graus... muito! Eu tenho só um pouquinho, e o que me incomoda mais é a vista cansada...

    Recebi hoje os prêmios!!!! Amei tudooooo!!! te envio as fotos depois, ok?

    beijinhos e melhoras!! Fica boa logo <3

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tenho que tomar vergonha na cara e sir do pc.
      Mas desde quis esse post eu não fiquei mas no pc, só no celular e tablet... kkkkkkkkkkk
      Depois me manda as fotos.
      Beijoo.

      Excluir
  4. Raquel meu noivo fez essa cirurgia, vale bem a pena mesmo, atualmente ele não usa mais nada, oculos e nem lente, melhora 100% a vida, hehe, boa recuperação amiiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, super indico a cirurgia para quem tem a oportunidade de fazer.
      Beijo.

      Excluir
  5. Boa recuperação, isto deve ser muito ruim ):

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel, td bem?
    Tbm tenho esse probleminha com a miopia há algum tempo, estou procura de boas indicações, pois tbm quero fazer essa cirurgia. Por acaso o IBOL que vc fez é aqui no Rio? Se sim, como foi? Sua visão melhorou mesmo? Valeu a pena? Vc indicaria o lugar, é seguro?
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, e nem sei quem você é para eu ir no seu blog ou em algum outro lugar.
      Sim, a Ibol é no RJ, em Botafogo. Super indico pois fui muito bem tratada e minha recuperação foi ótima. Minha visão está ótima, não uso nada hoje em dia.
      Beijo.

      Excluir
  7. Oi Raquel, gostaria de saber se é recomendado fazer as duas vistas junto ou somente uma? E se o pós operatório é muito doloroso. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá.. super legal você compartilhar esse momento com as pessoas, pois muitas irão passar pelo mesmo procedimento que você, como eu.. rsss
    To um pouco nervosa em fazer a PRK, mas ao mesmo tempo confiante.
    Gostaria de saber como foi a sua recuperação pós cirurgia, pois meu médico disse que pelo menos nos 3 primeiros dias irei sofrer um pouquinho..
    Como foi após uma semana?
    E após um mês?

    Zerou totalmente o grau mesmo, como está a sua visão?

    Um Beijo e fica com Deus e mais uma vez Obrigada =D

    ResponderExcluir
  9. Estava pesquisando sobre essa cirurgia e acabei encontrando seu blog. Gostei muito de ter relatado passo a passo. Assim como vc, estou com medo... Como foi a recuperação? Vc está com 100 % de visão? Indica????

    ResponderExcluir
  10. E ai? como foi a recuperaçãaao, to curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi ótima e hoje eu estou enxergando super bem, não preciso de óculos nem nada.
      Beijo.

      Excluir
  11. Ei Raquel, Nossa que legal seu post!
    Eu também tenho miopia e a cada ano vem aumentando, tenho interesse em fazer essa cirurgia mas confesso que fico com muito medo.
    Quero saber se depois da recuperação a sua visão ficou normal? Estou curiosíssima! rs

    http://blog-tendenciasdemoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela, sem duvidas eu recomendo a cirurgia. Hoje em dia eu não preciso usar óculos, lente, nada. Eu também fiquei com muito bem, mas vale muito a pena fazer.
      Beijo.

      Excluir
  12. Ótimo saber disso, eu tinha receio que mesmo com a cirurgia a visão não ficasse 100%.
    Não consigo ficar sem meu óculos, e olha que meu grau é pouco.
    E eu não gosto muito de estar de óculos, já tentei usar lentes mas afffff... tive muita dificuldade em colocá-la e tirá-la, desisti! rs
    Vou me aprofundar mais nesse assunto, procurar saber valores.
    Obrigada! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquila que a visão fica ótima.
      Quando eu comecei a usar lente também tinha essa dificuldade, não conseguia colocar nem tirar sozinha, minha mãe que fazia isso pra mim, mas com o tempo aprende e usei por muitos anos.
      Beijo.

      Excluir
  13. Querida, vou mudar de cidade e queria fazer isso depois de 2 semanas da minha cirurgia, o que vc acha disso?

    ResponderExcluir